quarta-feira, 9 de setembro de 2009

CONSULTA 1

Paciente, 28 anos,solteira, namorando há 2 anos, arquiteta, pessoa comum, gente como a gente!

Vem reclamando do aparecimento de "bolinhas" "lá" , do lado direito, há 1 semana, com incomodo e dor .

Quando uma paciente vem com esse tipo de queixa , logo vem a cabeça do médico as verrugas causadas pelo HPV. Porque , das doenças que precocupam e que provocam bolinhas , as verrugas são as mais frequentes.

Pois bem, o que, de cara, chama a atenção neste caso é a dor! As verrugas, apesar de parecerem um horror, né? não causam dor... as pacientes geralmente reclamam que ao se limparem ou apos a depilação perceberam que havia alguma coisa estranha mas nada de dor.

Na minha cabeça algo já começa a piscar... , mas vamos ao exame dessa ansiosa paciente -

Já de cara percebe-se um inchaço no labio direito com vermelhidão,percebi algumas lesões, bem perto umas das outras, algumas com casquinha, outras apenas como se fossem micro bolhinhas . Palpando a virinha, notei uma ingua bem dolorosa!... e... PIMBA!



Diagnóstico???? - HERPES GENITAL!


Sim senhoritas! Herpes genital numa paciente que poderia ser você! Namora firme, teve 3 parceiros na vida, se cuida direitinho...


Usei este caso para ilustrar uma doença , pouco conhecida, mas muito frequente ! Na verdade , eu acho q é pouco conhecida porque quem tem não diz que tem, tem medo de preconceito porque o herpes genital é uma DST , então já vem imbutido aqueles pensamentos tipo : " agora todo mndo vai saber que nao usei camisinha", ou que "meu namorado me traiu" , etc etc


O que voces precisam saber é que o herpes genital, assim o labial é causado pelo virus do herpes, mais comumente o tipo 2 , e é uma doença em que o contagio é feito pelo contato - encostou! pegou! e pega mesmo no sexo oral, então fiquem longe daquele menino com as bolinhas no labio, mesmo que seja seu atual parceiro!

A primeira infeccção da vida costuma aparecer até 21 dias do contagio e pode ser bem traumatizante, pois doi e costuma pegar uma porção grande de pele além de sintomas como fraqueza, mal estar, febre baixa; assim como o labial, o herpes genical apresenta recaidas durante a vida , noites mal dormidas, baladas, ma alimentação, etc.mas que são mais lights !
Não existe remédio que mate esse virus! Existem medicações que promeem controlar a infecção , mas de fato, não tem muito impacto no curso da doença.

Portanto meninas, qualquer sinal de bolinhas, machucadinhos, feridinhas com dor!! o melhor a fazer é procurar um gineco para que o diagnóstico seja feito e voce possa se preservar e preservar seus parceitos!ok?

Ultima coisinha, para voces futuras mamaes o cuidado é redobrado!! pois o herpes em atividade na hora do parto pode infectar o baby. Nesse caso a melhor opção é a cesaria!

3 comentários:

  1. Pow gostei do seu blog, parabéns...
    ha uns 2 meses fiz meu preventivo e deu inflamação causada por fungos... tinha muita coceira e dor na relação... a medica passou remédio a dor passou mais a coceira parece q tá piorando... e ela passou remédio para ele tomar tbm... já estou começando a ficar preocupada... marquei 2 ginecologistas diferentes para ver.... eu queria saber o q eu posso está fazendo de errado para não passar... e se usar lenço umedecidos é bom ou rim...
    Tbm tenho duvida quanto ao uso do absorvente interno, eu uso mais várias pessoas me falam mau do mesmo.
    desde já agradeço
    bjão
    sucesso para vc!

    ResponderExcluir
  2. Buááááááá
    Acho q tenho essas bolinhas tb, q sempre detectei como "pelo encravado", mas eles encravam mesmo não depilando?
    Mandei um email, me ajudaaaaaa =P

    ResponderExcluir
  3. Ola doutora, vi sua reportagem e tive um agrande duvida fui numa dessas visitas rotineiras para preventivos na gineco e na hora do preventivo ele visualizou bolinhas pequenas transparentes do lado externo da minha vagina como se fosse pelos encravados e falou que eu estava com um fungos de depilaçao passou um acido e tudo bem depois de uns tempos a bolinhas secaram e sumiram so que agora voltaram o que faço e que tipo de remedio poderia usar.....obrigada

    ResponderExcluir