quinta-feira, 16 de julho de 2009

EU TENHO CISTO NO OVÁRIO! E VC?

Sem dúvida nenhuma o cisto de ovário é um mito.


Nossa senhora, como tem paciente tratando de cisto no ovário ... toda semana ouço as mesmas palavras sainda da boca de pacientes diferentes " Dra, tomo pilula ha muitos anos para tratamento de um cisto de ovario . Depois que iniciei o uso o cisto desapareceu."


Pois é meninas o fato é que TODAS nós produzimos cisto no ovario todos os meses!! Ã????? Isso mesmo.


Nossos ovulos, digamos, moram em pequenissimos cistos chamados foliculos. Na primeira fase do ciclo menstrual liberamos um hormonio chamado foliculo estimulante ( não por acaso) que faz com que esses foliculos se encham de liquido, tornando-se cistos ao ultrassom, pequenos cistos. A medida que o periodo ovulatorio se aproxima apenas 1 foliculo se destaca, crescendo mais do que os outros e é exatamente esse foliculo que se rompe para liberar o óvulo dentro dele e então ovulamos.


Acontece que este foliculo pode atingir até 3cm e ainda ser normal!! Após a ovulação , se repetirmos o ultrassom o cisto não estará mais lá.


Depois de saber disso ,ainda bem que temos cisto no ovário não é mesmo??


Em algumas situações esse cisto não rompe e então ele pode persistir por até 3 meses em média e depois disso também some.


A pilula "trata" estes cistos pois ela bloqueia a ovulação e todo esse processo de amadurecimento folicular , e não ovulando, não há cistos!


O importante é ter o conhecimento de que os nossos ovários são orgãos que no seu funcionamento normal produzem cistos todos os meses , cistos que são chamados de foliculares ou funcionais e tem características bem conhecidas e estabelecidas ao exame de ultrassom .


Existem cistos que não são foliculares e que preocupam , como os cistoadenomas, endometriomas, portanto é sempre bom um acompanhamento médico , ok??


Tenham todas um ótimo final de semana!