segunda-feira, 10 de maio de 2010

Aborto, mitos e verdades

Bom dia mulherada!
Como foram de dia das mamis?? Comilança, né??!!

Sei que parece um pouco mórbido falar sobre aborto no dia seguinte ao dia das mães , mas gostaria d falar um pouco sobre as mulheres que optaram por nao se tornarem mamães.

Apenas lembrando a voces, a lei do aborto no Brasil apenas permite que seja feito o aborto em caso de estupro ou risco de vida materno ou comprovação de doença fetal incompativel com a vida; ja em outros paises da Europa e alguns estados americanos o aborto é uma pratica legal.

Apesar da lei ser restrita, a realidade é completamente diferente. Mesmo para aquelas que, por lei, teriam direito à interrupção da gestação o processo pode ser bem lento ... já vi casos , no minimo crueis, por exemplo,de uma paciente com um feto anencefalo - doença incompativel com a vida - que só conseguiu a autorização do juiz no oitavo mes... a paciente ja carregava um feto grande e teve que passar por um parto de um feto malformado... triste.

Para aquelas desassistidas pela lei, quando uma mulher engravida inesperadamente e decide não levar a gestação a cabo ela encontra facilmente aqueles comprimidinhos proibidos - o cytotec - em farmacias ou, sempre tem uma conhecida que conhece uma clinica.

Garanto a voces que a maioria tem sucesso , de uma maneira ou de outra.

O grande problema acredito esteja nas pacientes que não tem dinheiro para procurar uma clinica que tenha higiene e bons profissionais, e acabam realizando o aborto em fundos de quintais, já presenciei uma garota que chegou ao pronto socorro com quadro grave de infecção e muita dor no abdome, quando perguntado sobre tentativa de aborto a mesma negou veementemente , por fim acabamos operando a paciente e eis que encontramos o utero perfurado com uma sonda - um tubo de plastico de uns 20cm- dentro do abdome... uma tristeza...

A paciente sobreviveu e acabou confessando alguns dias depois da cirurgia .

O comprimido também pode levar a hemorragias incoersiveis, alem de efeitos colaterais importantes como febre, tremor, queda de pressão...

Então qual é a solução???????? Bom, quem um dia passar por isso ou tiver a oportunidade de conhecer uma mulher que não deseja a gestação entenderá que é um processo inevitavel, uma mulher que não deseja a gestação encontra-se desesperada e vai procurar aonde quer q seja se livrar do problema... isso é um fato! e independe de religião ou qualquer outra questão moral.

Tenho convicção de que o correto seria rever a lei e tornar publico , legal e disponivel para a população o aborto seguro.