quarta-feira, 22 de julho de 2009

Depilação, pode ou não pode??!!

Ola meninas! Esse é mais um dos temas top five aqui na clinica.

Afinal, retirar os pelos da area genital faz mal???

Para uma questão que já se tornou caso de higiene, o ser humano já inventou inúmeras formas de sana-la.

Hoje, a maneira como tirar os pelos esta a gosto do fregues , a tradicional pinça, a gilete, cera quente, cera fria, creme depilatorio, mousse depilatorio, até com fio já inventaram de tirar os pobres pelos! srsrsrs

Seguindo um raciocinio evolutivo das especies, antigamente, quando a eva pecou e saiu do paraiso existia calcinha?? protetor de calcinha??? um tapa sexo que seja?? acho que não, não é mesmo? e assim as humanas viveram por milhares de anos , com as areas genitais expostas ao frio, calor, pedra, areia, agua dose, agua salgada, riacho, açude, mosquito .
O tempo foi passando e surgiram o tear, o tecido de algodao, nylon, renda, e o ser humano foi se cobrindo e escondendo as partes intimas,e como se não bastasse a roupa , inventaram a roupa intima e desde então as vaginas vem sofrendo com o calor e a umidade.
Até que uma civilização muito vaidosa começou a implicar com os pelos, talvez pelo calor , enfim, o fato é que a moda pegou e, hj em dia, temos inumeros tipo de depilação, simples, cavada, careca, higienica, moicano, bigode , artistica e nessa ultima versão tem gente que até tinge os pelos acreditam?? tipo um poodle! rsrs !

Fiz esse caminho para mostrar que antigamente a única proteção do nosso orgão genital eram os pelos, mas com a modernidade , a castidade, o pudor, hoje o orgão ja esta tão protegido, com sabonetes anti septicos, protetor de calcinha, absorvente , calcinha, calçola, meia calça, calça jeans, que os pelos se tornaram irrelevantes em sua função . ( As vezes atrapalham mais ainda)

Em minha opinião, a depilação esta liberada!!! rs agora, as formas de depilação é que não servem para todo mundo, existem alguns problemas que podem aparecer como pelos encravados, foliculite e que impedem a paciente de realizar uma outro tecnica. O ideal é encontrar a sua!!

No caso das gestantes, devemos evitar qualquer intervenção no corpo que cause dor intensa - vetado para você que quase morre de dor na depilação com cera - pois pode desencadear contrações uterinas. Os outros medotos estão liberados, porem qualquer sinal de infecção de pele voce deve avisar seu medico!!

Na hora do parto normal a depilação não é obrigatória, porém é mais higienico e facilita a sutura de lacerações se a região estiver livre de pelos ; para cesaria a depilação do apenas do baixo ventre é obrigatória, o ideal é realizar alguns dias antes do parto, não importa o metodo.

DEPILAÇÃO LIBERADA!!!

Um grande beijo a todas!
Estou esperando perguntas e sugestões!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

EU TENHO CISTO NO OVÁRIO! E VC?

Sem dúvida nenhuma o cisto de ovário é um mito.


Nossa senhora, como tem paciente tratando de cisto no ovário ... toda semana ouço as mesmas palavras sainda da boca de pacientes diferentes " Dra, tomo pilula ha muitos anos para tratamento de um cisto de ovario . Depois que iniciei o uso o cisto desapareceu."


Pois é meninas o fato é que TODAS nós produzimos cisto no ovario todos os meses!! Ã????? Isso mesmo.


Nossos ovulos, digamos, moram em pequenissimos cistos chamados foliculos. Na primeira fase do ciclo menstrual liberamos um hormonio chamado foliculo estimulante ( não por acaso) que faz com que esses foliculos se encham de liquido, tornando-se cistos ao ultrassom, pequenos cistos. A medida que o periodo ovulatorio se aproxima apenas 1 foliculo se destaca, crescendo mais do que os outros e é exatamente esse foliculo que se rompe para liberar o óvulo dentro dele e então ovulamos.


Acontece que este foliculo pode atingir até 3cm e ainda ser normal!! Após a ovulação , se repetirmos o ultrassom o cisto não estará mais lá.


Depois de saber disso ,ainda bem que temos cisto no ovário não é mesmo??


Em algumas situações esse cisto não rompe e então ele pode persistir por até 3 meses em média e depois disso também some.


A pilula "trata" estes cistos pois ela bloqueia a ovulação e todo esse processo de amadurecimento folicular , e não ovulando, não há cistos!


O importante é ter o conhecimento de que os nossos ovários são orgãos que no seu funcionamento normal produzem cistos todos os meses , cistos que são chamados de foliculares ou funcionais e tem características bem conhecidas e estabelecidas ao exame de ultrassom .


Existem cistos que não são foliculares e que preocupam , como os cistoadenomas, endometriomas, portanto é sempre bom um acompanhamento médico , ok??


Tenham todas um ótimo final de semana!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

SPOTTING

Não não, não é o nome de um filme dos anos 80, nem de marca de medicamento. O spotting é nome de uma queixa comunissima aqui no consultório - o sangramento intermentrual!


Seu nome deriva do ingles spot que significa mancha ! Tem como caracaterística ser uma sangramento inesperado, de pequena quantidade e que dura poucos dias, até 5 na maioria das vezes, e literalmente mancha a calcinha com uma coloração acastanhada, tipo uma borra de café!Seu nome popular é escape!





Essa ai do lado, para quem não conhece é a borra do café!!





Para aquelas que não tomam pilula não é assim tão comum , nesse caso acontece por exemplo, no período ovulatório onde ocorre uma variação grande nos níveis hormonais e algumas mulheres acabam apresentando um pequeno escape.


Mais comum mesmo é naquelas que fazem uso da pilula, seja ela via oral ou não.


Dentre as inúmeras causas destaco aqui as mais comuns:


- esquecimento de 1 ou mais comprimido , pode provocar uma oscilação hormonal inesperada e então o escape;


- alteração hormonal de outras glandulas como a tireóide , adrenal ou hipófise;


- presença de lesão uterina, por exemplo, presença de algum polipo uterino;


E por fim, o mais temido!


- Gestação!


Mas não há motivo para pânico, na maioria das vezes o spotting é isolado e até difícil encontrar a causa, caso se repita nos meses seguintes ou seja um sangramento maior , sugiro que procure uma ginecologista para investigação.
Até porque ninguém merece ficar manchando a calcinha não é mesmo??