segunda-feira, 13 de abril de 2009

ESCORRIMENTO

Olá! Como foram de Páscoa?? Agora haja academia para queimar as calorias!! Eu, como uma boa chocolatra me acabei nos ovos rssrss espero que minha secreção vaginal não mude!!

Ã??? Como assim??? Sim senhoritas, a sua vagina é também o que vc come!

Mas vamos começar pelo básico.

Disparado, a reclamação mais frequente aqui no consultório é o famigerado escorrimento, corrimento, massinha , coisinha , incrivel a criatividade que vcs tem em dar nomes !

Primeiro devo informa-las que a vagina é revestida de mucosa assim como nossa boca , e assim como nossa boca deve permanacer sempre úmida, produz uma secreção própria que na boca chamamos de saliva e na vagina de secreção vaginal . Como vcs já perceberam o nome não "pegou"...


Diferente da boca a secreção vaginal não é produzida só por glandulas, mas pelas próprias paredes vaginais e esta sob influencia de absolutamente tudo o que acontece no nosso corpo e na nossa vida!

Antes da primeira menstruação essa secreção é bem clarinha e em pouca quantidade , tão pouca que raramente exterioriza-se , mas ainda assim naquelas meninas com habitos alimentares ruins que usam roupas muito apertadas , essa secreção pode aumentar de quantidade e até de coloração e pode exteriorizar-se na calcinha, na maioria das vezes apenas o aconselhamento higienico resolve o "problema".

O primeiro grande marco na vida da mulher é a mudança hormonal que culmina com a primeira menstruação, nesse momento agem na vagina uma montanha russa de hormonios e o proprio sangue da menstruação, que invade um territótio previamente inabitado e muda completamente a floravaginal - conjunto de miroorganismos amigos que moram na nossa vagina - .Dai a secreção muda torna-se mais abundante ,espessa e as vezes branca ou amarelada até que o ciclo menstrual se estabeleça e então a secreção vai variar de acordo com ele.

Após o término do fluxo menstrual a secreção é bem escassa , inodora e incolor até o meio do ciclo, o famoso período fértil, quando a secreção é bem parecida com uma clara de ovo, bem elastica,incolor e sem cheiro . A medida que os dias vão passando e a próxima menstruação vai chegando a secreção vai tornando-se espessa, esbranquiçada e mais abundante, nessa fase a sensação de estar molhada é mais frequente , mas por favor não usem protetor de calcinhas!!! só vai piorar... uma boa opção é dormir sem calcinha.

O segundo marco é o início da vida sexual, da mesma maneira que o sangue foi outrora o desbravador , agora o penis é o bandeirante rsrs e leva consigo simplesmente montes de bactérias e fungos novos para aquele lugar solitário. Já imaginaram né??? Lá vai a flora vaginal mudar de novo... e talvez a sua secreção mude para sempre também. è bem comum a queixa - Dra eu tenho corrimento desde iniciei a vida sexual " ou ainda " tenho corrimento desde que troquei de namorado" , a verdade é que sua flora mudou e as caracteristicas da sua secreção também, e varia com o namorado sim!! é verdade!! Uma boa dica é observar se há odor, coceira, dor na relação, que são sinais de uma provavel infecção, caso a resposta seja negativa experimente dormir sem calcinha e fazer um banho com cha de camomila , caso nao melhore - ME PROCURE!! RSRSR

O terceiro e último marco acontece na menopausa e ai sim voces vao sentir na pele o que é ter uma vagina seca... com a falencia dos ovários, nossos hormonios femininos - os responsáveis pela nossa feminilidade, costumo dizer que são nossos lubrificantes corporais- despencam e com eles aparecem todos os sintomas de sua carencia. Um dos mais rápidos é a secura vaginal , agora toda aquela lubrificação que tanto te encomodou vai embora e com ela aparece o desconforto, a dor na relação, uma nova flora vaginal...

PORTANTO MULHERADA, A NOSSA VAGINA É ÚMIDA! ESTA SEMPRE MOLHADA E ISSO É NORMAL!!
NÃO EXISTE COLOCAR A CALCINHA PELA MANHA, SARACUTIAR O DIA TODO E QUERER Q ELA ESTEJA SEQUINHA PRONTA PARA VOLTAR PARA A GAVETA NO FINAL DO DIA. E PASMEM, OS HOMENS ADORAM A VAGINA ÚMIDA DESSE JEITO E COM SEU CHEIRO PRÓPRIO.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

ESTRANHEZA

Gente do céu, essa semana passei por uma situação no consultório ....
Em toda consulta, peço que a paciente tire toda roupa e coloque um aventalzinho para que eu possa examinar as mamas, principalmente, sem problemas.
Não foi diferente há uns 2 dias, uma paciente me procurou por motivo de rotina , segui meu script de conversa e parti para o exame fisico, que se inicia pelo exame das mamas.
O exame é apenas a palpação de cada mama, com movimentos bem sutis onde procuro por alguma alteração que faça com que eu suspeite de algum nódulo ou cisto e , dependendo da idade, solicite o exame correto.
Não é que enquanto eu palpava a mama da paciente ela me solta um :" Ai que delicia!" . Gelei mas continuei meu exame com a pior sensação do mundo... nossa que coisa estranha, de repente , a paciente vira mulher e eu , sinceramente, queria ter parado o exame ali mesmo... ela deve ter percebido , minhas mãos devem ter gelado, e falou entao" vou ensinar meu namorado" e mudou de assunto. Eu acabei desencanando e apenas fiz meu trabalho, morrendo de medo do proximo comentario quando eu estivesse realizando o exame especular, mas tudo decorreu sem mais intercorrencias constrangerodas.
Não sei qual foi a intenção dessa paciente , mas prefiro acreditar que ela apenas achou a sensação gostosa mesmo e fez um comentario infeliz.
Levando em consideração que meu consultorio esta situado na rua mais gay de São Paulo, melhor eu me acostumar com esses comentarios e tratar de encontrar boas saidas estratégicas.